Image Map

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O modelo Holístico!!

Para entendermos o que é o modelo holístico das organizações, vocês devem saber o que veio por trás desse novo conceito...

Vocês já devem ter ouvido falar em....


Esse trio remete a um velho paradigma Newtoniano-cartesiano, onde o modelo organizacional aplicado antigamente era totalmente mecanicista, com foco em produção industrial, não havia concorrência que existe hoje, e esses teóricos eram defensores da previsibilidade, onde tudo era explicado matematicamente.

Com o fim da era industrial essa realidade mudou, pois com a globalização tudo se tornou instável, as mudanças acontecem constantemente e as empresas estão evoluindo assim como a sociedade.


Comparando os dois modelos, os newtoniano-cartesiano fragmentavam (dividiam) o conhecimento humano de maneira lógica e organizada possibilitando grandes descobertas.

Já no modelo holístico atual, acreditamos que o conhecimento deve ser considerados como um todo ou compreendido por inteiro e não em partes.


Alguns dos comportamento holísticos nas organizações são: Hierarquia horizontal, não tem chefes e sim líderes, a criatividade é importante, existe colaboração e não competição, além da organização ter valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário